Histórico

A Banda de Música Municipal "Ofélia Dondo" foi fundada no início dos anos 80, por incentivo do então prefeito municipal Carolino Gomes dos Santos, um apaixonado por banda de música. Ao longo dos anos a banda tem sobrevivido a muitos solavancos, inicialmente com todos os músicos voluntários, tocando por prazer e amor à música. No início dos anos 90 com o então saudoso prefeito Wilmar Peres de Farias, o músicos foram remunerados sob contratos temporários. No final dos anos 90, mais um passo foi dado no sentido de efetivar os músicos na Secretaria de Educação e Cultura sob Concurso público municipal, segundo iniciativa do então vereador Ailton Rocha que apresentou projeto de efetivação dos músicos, consolidando assim, a banda municipal. Hoje a Banda Municipal "Ofélia Dondo" conta com 33 músicos. Faz apresentações em Barra do Garças e em toda a região em ocasiões de aniversário das cidades, visita de autoridades, eventos culturais etc. A banda é subordinada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Barra do Garças. Tem um coordenador, um maestro e trinta e três músicos. Neste blog, você encontrará tanto material didático para quem se interessa em aprender e aperfeiçoar seu talento musical, como nossa agenda de compromissos, fotografias dos músicos em tocatas, músicas para download, bona, curiosidades e muito mais. Se sua cidade queira receber a Banda de Música "Ofélia Dondo", para algum evento especial é só entrar em contato com a Secretaria de Educação e Cultura de Barra do Garças e teremos a maior satisfação de abrilhantar sua festa na sua cidade.  Temos um compromisso com a cultura.

Ofélia Dondo, foi uma grande incentivadora da arte musical em Barra do Garças, formando os primeiros músicos para a querida Banda Municipal que hoje é uma realidade.

 

Origem das Bandas de Música

 

Difundida na Europa, a banda de música parece ter suas origens na França.

 No Brasil, embora haja a confirmação da existência de bandas militares na segunda metade do século XVIII em Pernambuco, elas vieram a ser mais populares a partir da chegada de D. João VI com sua corte ao Rio de Janeiro, em 1808. O rei trouxe consigo uma banda de música portuguesa e durante a estada da família real no Rio de Janeiro foram realizados vários concertos pelas bandas existentes na época.

 As bandas civis, que herdaram a disciplina e a organização das bandas militares, foram criadas por todo o Brasil. Havia bandas de músicas, tanto nas cidades, quanto em vilas, povoados e até em sítios e fazendas. As cidades do interior organizavam suas bandas civis, que passavam a ser um veículo de entretenimento coletivo, participando de movimentos políticos, acontecimentos religiosos, cívicos e sociais.

 As bandas também desempenharam um papel fundamental na formação de novos músicos e na revelação de grandes talentos. Só para citar dois exemplos, o famoso compositor Carlos Gomes, autor de O Guarany, foi um músico de banda em Campinas, SP, sua terra natal e o maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira, o internacionalmente conhecido Eleazar de Carvalho, tocava baixo-tuba na banda dos Fuzileiros Navais.

          Hoje, as bandas de música são uma tradição que está morrendo no Brasil. Barra do Garças procura manter viva essa tradição. Valorize o que é nosso.